Como a interatividade do seu cliente na entrega favorece seu negócio?

Para muitas empresas, manter uma boa relação com os clientes ou rede de representantes é uma das formas de fidelizá-los, melhorando a qualidade da experiência da jornada da entrega.

por  
Unicargo
28/8/2020

Uma boa maneira de fazer isso é permitindo que ele interaja com a última etapa de sua entrega, oferecendo a ele mais visibilidade sobre o processo de entrega do seu pedido e ainda reduzir o volume de chamados para sua equipe de atendimento, minimizando problemas de relacionamento.

Separamos algumas informações que vão te ajudar a compreender e melhorar a forma de fazer entregas perfeitas:

Mais controle e confiança do destinatário

Ao realizarem um pedido de compra ou de peças de reposição para manutenção de equipamentos, muitos clientes/destinatários ficam ansiosos para receber o produto. Acompanhar o pedido em sua última etapa ajuda a deixá-los seguros de que a entrega será feita no prazo informado e no local correto. Além de demonstrar na prática o profissionalismo no fluxo de transporte.

Redução de chamados no SAC

Compartilhar as entregas com o destinatário é muito importante também para a redução de interações no SAC. A maior parte delas tem a ver com a confirmação da previsão da entrega.

Manter um posto de atendimento de SAC não é barato e sobrecarregá-lo com clientes ansiosos causa muitas despesas desnecessárias.

O SAC deve ter acesso em tempo real a dados como motivos de a entrega não ser realizada, comprovações de que o produto foi entregue em perfeitas condições, satisfação do cliente com a entrega e outras. Automatizar a logística, com certeza, ajuda.

Evita entregas frustradas e reentregas

A reentrega é um problema muito comum e que pode causar custos extras se não acompanhados de perto. Quando o cliente sabe que o pedido está para chegar e tem certeza do local que ela acontecerá, ele fica preparado. Já quando ele tem apenas uma estimativa vaga, basta sair por alguns minutos para perder a entrega do produto que vinha aguardando há dias.

Notificá-lo de que o produto está para chegar e o local, resolve isso e ainda o deixa desobrigado de passar várias horas em casa. Basta uma olhada no status para saber se ele está para chegar ou não.

O rastreamento de entregas ainda ajuda no momento de comunicar possíveis atrasos. Essa comunicação antecipada passa confiança, além do conhecimento de que a empresa tem a preocupação de avisar quando ocorrem imprevistos. Se o cliente ficar satisfeito com essa comodidade, tenha a certeza de ele ser fiel e ainda recomendar sua empresa aos amigos.

Mede a eficiência da transportadora

Nunca se está livre de problemas e quanto mais rápido a transportadora avisar ao embarcador, mais fácil de resolvê-los.

Em casos como a ausência de uma pessoa para receber o produto ou o endereço estar em desacordo, a empresa deve entrar em contato com o cliente imediatamente e retransmitir as informações para que o problema seja solucionado na hora.

Tudo isso exige boa comunicação entre a transportadora e o expedidor, por meio do rastreamento, isso pode ser feito muito mais facilmente. O sistema que realiza esse processo auxilia a gestão analisando a satisfação do destinatário, gerando informações, mapas e gráficos que conseguem medir a eficiência dessas empresas.

Assim, você poderá definir se é necessário optar por outra empresa que realize melhor os serviços de entrega. O que influencia diretamente na satisfação do cliente, que na maioria das vezes relaciona o serviço de entrega com o fornecedor e não com a transportadora.

Outros benefícios do rastreamento de entregas

Como você deve ter percebido, além de melhorar o relacionamento com os clientes, o compartilhamento das entregas é uma tecnologia que pode gerar economia para a empresa, ao reduzir os gastos com o SAC.

Também é possível deixar o atendimento mais eficiente, já que ocorre a redução do fluxo de ligações por conta de questões relacionadas à entrega. Com maior agilidade e clareza de informações você vai notar a satisfação do seu cliente final, não só aumentando a fidelização mais também lucros.

Achou as informações sobre rastreamento de entregas úteis? Que tal agora conhecer como seu destinatário pode interagir com essa ferramenta poderosa que a Unicargo oferece a seus clientes ao contratarem seus serviços?