Logística de Varejo: Saiba Mais

Apesar de muitas pessoas ainda associarem a logística apenas ao transporte dos produtos, seu processo envolve um fluxo mais completo, que se inicia quando os itens são recebidos na empresa.

por  
Unicargo
20/5/2020

Quais são os aspectos fundamentais na gestão de varejo?

Confira, abaixo, alguns pontos fundamentais para uma logística de varejo bem estruturada:

Gestão de estoque

A gestão de estoque compreende o controle do fluxo de produtos que a empresa disponibiliza para os clientes. Trata do acompanhamento da previsão de demanda, integração com o setor de Compras — para que as aquisições sejam mais coerentes com a realidade —, realização de balanços dos itens e acompanhamento de indicadores de desempenho do setor, geralmente ligados a índices de atendimento de pedidos, acuracidade de inventário, índice de perdas, entre outros.

Rotinas de armazenagem

Nesse caso, a questão está mais voltada para as rotinas operacionais do estoque. Esse processo envolve, principalmente, o recebimento, armazenagem, separação de pedidos, conferência, expedição e emissão de documentação.

Segurança dos produtos

Essa é uma parte fundamental da logística de varejo: além de influenciar nos índices de avarias e perdas, a segurança dos produtos afeta diretamente a satisfação dos clientes em relação ao negócio.

Portanto, é necessário ter um cuidado especial durante a movimentação dos itens no estoque e no carregamento do veículo. Lembre-se também de investir em embalagens adequadas, que garantam a segurança dos materiais.

Transporte de cargas

Última etapa de um fluxo logístico, é aqui que a entrega dos pedidos para os clientes é planejada. O ideal é elaborar rotas otimizadas, aprimorando o percurso para que todos os prazos sejam atendidos com eficiência.

Algumas empresas já investem na logística reversa: como o nome já sugere, trata-se do processo inverso, ou seja, a coleta do produto, por parte da empresa, na residência do consumidor ou em outro ponto. Essa prática é usada principalmente em casos de trocas e devoluções.

Por que é importante investir na logística de varejo?

Como você pode ver, existem diversas etapas fundamentais para a satisfação do consumidor que dependem da gestão logística. Se não houver uma atenção especial para esse processo, é grande a probabilidade de ocorrerem falhas, aumento de custos, perda de produtividade, desperdícios e problemas com as entregas nos clientes finais. Sendo assim, podemos dizer que a logística ajuda a estruturar melhor esses processos, tornando-os mais eficazes.

Quais vantagens a logística proporciona para as empresas?

Aumento da eficiência

Com a gestão logística de varejo, os processos passam a ser mais estruturados, com cada etapa definida, bem como os custos oriundos de cada atividade. Dessa forma, é possível conseguir resultados otimizados utilizando o mínimo de esforço e recursos possível.

Redução de custos

Como você viu, é possível reduzir os custos por meio da eficiência, das melhorias adotadas nas rotinas de trabalho, pela composição mais precisa do estoque e sua organização e pelo planejamento adequado das rotas de entrega.

Maior qualidade

Todo o planejamento e execução se reflete no aumento da qualidade dos serviços. Isso pode ser percebido na redução dos índices de avarias dos itens em estoque, maior agilidade na realização das tarefas e menor tempo de entrega, por exemplo.

Criação de vantagem competitiva

Quando o foco da logística está voltado para a estratégia empresarial, os objetivos da área passam ser coerentes com os da empresa, tornando os resultados cada vez mais satisfatórios. Exemplos disso são a redução de custos e o aumento da qualidade dos serviços, que ajudam a criar vantagem competitiva.